9.06 de 15h às 17h

Auditório CCBB - pegar senha na bilheteria do CCBB antes das palestras
Pegar senha na bilheteria do CCBB 30 minutos antes da palestra 

 

CAMINHOS PARA UM CORPO EXTREMO : SEXUALIDADE E CIVILIZAÇÃO
Tema: “A revolução é a sexualidade pisando a civilização” - essa frase do Coletivo The Motherfuckers, me faz pular. Como vamos sobreviver a uma era de fracasso completo dos sistemas tradicionais sem relações mais drásticas com a presença em potência? Como a energia erótica transtorna o entorno criando outras possibilidades de existência? Como a precarização da arte nesse momento afeta nossos corpos e nossas obras? Para onde estamos caminhando? Como seguir em estado de arrebatamento?”

Palestrante (s): Carolina Bianchi - BRASIL
Duração: 30 a 50 minutos

 

DESORIENTAÇÃO, INOPEROSIDADE E PERDA DE TEMPO COMO CATALISADORES DA CRIAÇÃO TEATRAL 
Tema: O diretor do espetáculo MANSA, Diogo Liberano, através do compartilhamento de reflexões compostas originalmente para esta palestra, buscará refletir sobre os caminhos da direção teatral na contemporaneidade a partir de premissas como: a desorientação do processo criativo como maneira de, ao impedir e dificultar a chegada da criação, justamente encontra-la; a possibilidade de, mais do que criar, também criar não; e a importância de perder tempo sendo improdutivo durante um processo criativo. Tais premissas, mais do que certezas, anunciam-se como provocações que têm por objetivo justamente revelar alguma atualização acerca dos modos de criação em sala de ensaio, revelando forças desconhecidas e de extrema potência ao fazer teatral.

Palestrante (s): Diogo Liberano - BRASIL
Duração: 50 minutos

 

EL TEATRO NUNCA HÁ SIDO HUMANO. (THEATER HAS NEVER BEEN HUMAN)
Tema: O que é, e como poderia ser feito um teatro não antropocêntrico? Um olhar sobre o processo criativo do "realismo"; e "Estado Vegetal".

Palestrante (s): Manuela Infante - CHILE
Duração: 30 a 50 minutos

 

16.06 de 15h às 17h

Auditório CCBB -  Auditório CCBB - pegar senha na bilheteria do CCBB antes das palestras
Pegar senha na bilheteria do CCBB 30 minutos antes da palestra 

 

ESCULPINDO O TEMPO: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE TCHEKHOV É UM COGUMELO 
Tema: A palestra abordará o processo de criação do espetáculo Tchekhov é um Cogumelo e a construção teatral a partir de múltiplas linguagens. Serão discutidos assuntos como: articulação das diversas dramaturgias: do texto, da ação, da luz, do som, do espaço e da memória. O uso metafórico da neurociência no espetáculo / documentário expandido: a inserção da entrevista com Zé Celso no espetáculo / Tchekhov e sua relevância nos tempos atuais.

Palestrante (s): André Guerreiro Lopes, Djin Sganzerla, Helena Ignez e integrantes da Cia. Estudio LuscoFusco - BRASIL
Duração: 30 a 50 minutos

 

CRIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR: EXPANSÕES E PROBLEMAS NAS PASSAGENS DE LÍNGUAS ESTÉTICAS 
Tema: o título define o tema.

Palestrante (s): Fernando Rubio - ARGENTINA

Duração: 30 a 50 minutos